Por favor, digite seu nome de usuário e endereço de email. Obter nova senha
Registrar agora
x

Mulheres Escritoras

No Rating

    X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras

    Entre os dias 9 e 10 de agosto, Rio Preto e Votuporanga recebem um grupo de convidadas ilustres.  Além das escritoras que participarão da comemoração dos dez anos da X Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, o evento terá como convidada especial Adriana Carvalho, representante da ONU-Mulher no Brasil, “líder para os princípios de empoderamento da Mulher” e a Empresária Sueli Noronha Kaiser, presidente do Grupo Cene. A Jornada será realizada no dia 9 de agosto, na Sala VIP do Rio Preto Shopping Center, com início às 10h00, trazendo como tema o “Empoderamento de gênero e a livre expressão das diversidades na literatura”. Às 14h30, também haverá apresentação de livros e participações de escritoras, escritores, poetas, no hall do Rio Preto Shopping, ao lado do StarBucks Café.

    Isabel Ortega, criadora e organizadora das Jornadas, faz um balanço dos dez anos, a partir da constatação da participação de 136 escritoras, sendo 82 nacionais e 44 internacionais: “um momento oportuno para refletir sobre a mulher na sociedade atual”. A escritora e antropóloga, Nimenon Suzel Pinheiro participará da mesa moderando com a representante da ONU, irá falar sobre “A soberania de mulheres Indígenas na América Latina”.

    As escritoras internacionais, Pia Barros (Chile), Elene de Hoyos (Mexico), Maria Jesús Valdéz (Colombia), Araceli Otamendi (Argentina), Gloria Dávila (indígena do Perú), Ruth Pérez Izaguirre (México) Laura Hernández (México), Natália Guerrero (Espanha), Gabriella Aguillera (Chile), Gloria Dávila, (Perú), Anami Randa (Portugal) e as brasileiras, Eliane Potiguara (indígena Rio de Janeiro), Lêda Selma (Goiânia), Emeralda Ribeiro (São Paulo) Darlene Taukane (indígena do Maranhão), Raquel Naveira (Mato Grosso) Nilza Amaral (São Paulo), estarão via Redes Sociais fazendo comunicação por vídeo conferência.

    As escritoras Cidinha D’Agostinho (Rio Preto), Maria Zavanella (Rio Preto), Magna Fontenelle (Minas Gerais). Edilene Gasparini e Claudia Nigro estarão atuando como moderadoras do evento.

    Não por acaso, a Jornada faz “homenagem à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles”, presidente de honra do evento, indicada ao Prêmio Nobel de Literatura (2016).

     

    Na cidade de Votuporanga, a programação será a mesma, com a coordenação da Secretaria de Cultura da cidade, contará com a presença da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Renata C. da Silva R. Martins, Secretária de Cultura, Sílvia B. Cuenca Stipp, autoridades e de escritoras locais. Espera-se um público diversificado, composto por universitárias, empresárias, comerciárias e profissionais liberais da cidade e região, mulheres e homens que se identifiquem com a leitura e o ato de escrever.

     

    Parcerias: Grupo CENE (Empresa do setor de prestação de serviços na área da saúde) e Rio Preto Shopping Center.

    Apoios: Rede de Poetas do Mundo, UBE-União Brasileira de Escritores, UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista, FATEC Rio Preto, UNESP, UNIRP, Academia Rio-pretense de Letras e Secretaria da Mulher. A organização do evento fará entrega de certificados de participação aos interessados. A entrada é gratuita.

     

    Equipe técnica: Direção Geral – Isabel Ortega

    Assistentes de direção – Claudia Nigro – colaboradora – Patrícia Buzzini

    Produção: Renato Modesto – Comunicação: Edna Magri

    0 thoughts on “Mulheres Escritoras”

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    00:00
    00:00